quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Antônio Abujamra faz única apresentação de "A voz do provocador" em BH


O projeto "Diálogos - Fórum de Arte e Cultura" promovido pelo Palácio das Artes trouxe à Belo Horizonte nesta terça, dia 31/07, o ator e diretor Antônio Abujamra, com o espetáculo "A voz do provocador". O monólogo foi inspirado no programa Provocações, que Aburamja dirige e apresenta na TV Cultura.
Aos 75 anos de idade abujamra deixa claro, logo no início, que é nos palcos que ele se sente mais à vontade. "A voz do provocador" talvez seja o seu projeto mais pessoal. Nesta montagem ele se despe de sua máscara de provocador(muito utilizada em seu programa na TV) e mostra que como todo brasileiro, ele não passa de mais um provocado. E enumera várias dessas provocações. Quem não se sente provocado diante das manchetes dos jornais, das guerras, das corrupções e da mediocridade da nossa televisão?
O que abujamra faz no palco para explicitar toda essa indignação é nos apresentar citações de outros artistas e pensadores que evidenciam a sua visão de mundo. O interessante é que ele usa tudo isso como ponto de partida para uma reflexão ainda maior, nunca como consequência, abrindo espaço para o que o espectador tire suas próprias conclusões a partir de suas vivências. Ainda há espaço para relatos de acontecimentos pessoais e interação com a platéia. Durante o espetáculo são distribuídos alguns papéis para aqueles que desejarem fazer alguma pergunta, provando que para Aburamja o teatro é a arte da democraria.
Antônio Abujamra consegue provar, sem parecer panfletário, que o teatro existe para provocar e incomodar. O que você vai fazer com toda essa provoção e incômodo, isso já é problema seu!

Nenhum comentário: